No dia 28 de junho (2023) às 17 horas, acontecerá a Palestra “Capacitar para Salvar”. O evento possuí como objetivo, promover a capacitação de profissionais da saúde, educação e assistência social, para a importância da atenção aos sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil. Permitindo assim, o desenvolvimento de habilidades, que tornam estes profissionais ativos e disseminadores do conhecimento; ampliando cuidado e a identificação precoce de sinais e sintomas que podem indicar o câncer infanto-juvenil.
O evento será realizado na Arena Multiuso de Tubarão, tendo como público alvo, profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes; acadêmicos e profissionais das áreas da Saúde, Assistência Social e Educação; servidores públicos do poder legislativo e executivo de Tubarão e municípios da região; pessoas interessadas na temática.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Segundo os dados do Observatório Global do Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda principal causa de morte entre pessoas com 19 anos ou menos; e cerca de 29 mil crianças são diagnosticadas com câncer a cada ano. Os tipos de câncer mais comuns são Leucemia, Linfoma, Tumores Do Sistema Nervoso Central, Tumor de Wilms e Retinoblastoma. A Organização Panamericana de Saúde (OPAS) destaca ainda, que a maioria das crianças com câncer vive em países de baixa e média renda, onde enfrentam desigualdades inaceitáveis na detecção precoce, diagnóstico e acesso a tratamento de qualidade e cuidados paliativos. Essas desigualdades geram lacunas nas taxas de sobrevivência que variam de 80% a 20%, dependendo do país (1).
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados adequadamente. Outro dado relevante, é que o câncer já representa a primeira causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no País, cerca de 8% do total (2).
Observando brevemente o cenário apresentado, encontramos o trabalho desenvolvido pela Casa GUIDO, uma Instituição Filantrópica reconhecida como de utilidade pública, documentada na Lei Municipal, Estadual e Federal, com atuação desde o ano de 2010. A Casa GUIDO, disponibiliza acomodação para os pacientes e familiares, que necessitam realizar o tratamento oncológico no município de Criciúma. Ainda, desenvolve atividades terapêuticas desempenhadas por equipe multiprofissional – psicólogas, assistente social, nutricionista – que fornecem orientação e educação sobre as patologias e seus cuidados; ainda, promove atividades lúdicas, visando o bem estar holístico dos pacientes portadores de doenças onco-hematológicas. Os pacientes e/ou familiares também recebem atendimento com dentistas, fisioterapeuta, assessoria jurídica e médicos, haja vista que, em muitos casos, não há como esperar agendamento pelo SUS.
Atualmente a Casa GUIDO atua nos 45 municípios que compõem as microrregiões da AMESC, AMREC e AMUREL. Através do Projeto Capacitar para Salvar, vêm disseminando informações técnicas e científicas, sobre a possibilidade de identificar o câncer em crianças e adolescentes, uma vez que, tal diagnóstico se torna um desafio, pelo fato de que os principais sinais e sintomas indicativos do câncer infanto-juvenil são semelhantes aos de doenças comuns da infância.
DESFECHO
Receber a capacitação pessoal, para identificar os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil e ainda estar apto para tornar-se multiplicador, o profissional terá conhecimento que por sua vez deverá sempre instigar o alerta de que pode ser apenas uma doença da infância, mas também pode ser indicativo de um câncer; o qual quando mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura, menos invasivo tende a ser o tratamento. O câncer infanto-juvenil tem cura e o diagnóstico precoce salva vidas.
INSCRIÇÕES
Faça sua inscrição, gratuitamente, através do link a seguir. Participe, divulgue e mobilize a sociedade em favor desta causa.