Identificação Precoce do Câncer Infantojuvenil
Thursday, October 31, 2024 | Luciane Tokarski
VAMOS CONVERSAR SOBRE O CÂNCER INFANTOJUVENIL?
Talvez esse convite possa lhe parecer um pouco estranho ou até mesmo temeroso. Mas o conhecimento é capaz de transformar preconceito em superação. Então, venho conosco conhecer mais sobre esse assunto, entender sua importância, vencer medos e preconceitos. O conhecimento é o caminho, para ajudarmos a salvar mais vidas e cuidar das nossas crianças e adolescentes com responsabilidade.
O evento acontece no dia 11 de novembro de 2024, às 19h no Salão Nobre da Fundação InoversaSul; sendo organizado pela Casa Guido. Este evento é direcionado aos pais de crianças e adolescentes, aos responsáveis e cuidadores. O tema será abordado por uma equipe multiprofissional de saúde, com experiência e atuação clínica no manejo e cuidado de pacientes com câncer infanto-juvenil. Assim, o evento será uma realização da Casa Guido, com apoio institucional da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Tubarão e da Fundação InoversaSul.
Destaco que em meu mandato, tenho dedicado atenção ao tema, por entender sua relevância; sendo que já apoiamos a realização de diversos eventos e em especial, estamos implementando a identificação precoce em todas as Unidades Básicas de Saúde do município através de uma criação de uma Lei Municipal (https://lucianetokarski.com.br/noticia/identificacao-precoce-do-cancer-infantil) e da parceria institucional com a Casa Guido, para desenvolver um programa de qualificação com os nosso servidores da saúde municipal.
DADOS TÉCNICOS
Segundo dados do Ministério da Saúde Ministério, a cada três minutos uma criança morre de câncer e a cada ano, mais de 400.000, com idades entre 0 e 19 anos são diagnosticadas com câncer em todo o mundo, sendo que no Brasil, o câncer infantojuvenil se destaca no ranking de causas de mortes na mesma faixa etária. Estudos apontam que o câncer é a segunda causa de óbitos em crianças, na faixa etária de 4 a 18 anos, na região sudeste do Brasil. A estimativa de novos casos de câncer infantojuvenil no Brasil, para cada ano do triênio, de 2023 a 2025, é de 7.930, sendo estimados 4.230 meninos e 3.700 meninas. E o caminho para reduzirmos estes números e aumentar a sobrevida, é o diagnóstico precoce.
Estima-se, que 80% das crianças e adolescentes podem ser curados quando diagnosticados precocemente e submetidos a tratamento adequado, por isso, a importância de uma conscientização maior sobre a temática e a busca de ações necessárias e eficazes para que se tenha êxito nesta luta, pois quando detectado precocemente, a chance de cura do câncer infantojuvenil é maior.