Censo de Inclusão de Pessoas Diagnosticadas com TEA é proposto em Tubarão
Tuesday, September 14, 2021 | Luciane Tokarski
Nesta segunda-feira, 13, apresentamos na Câmara de vereadores de Tubarão um Projeto de Lei que autoriza a criação de um Censo de Inclusão de Pessoas Diagnosticadas com Transtorno Espectro Autista (TEA), com objetivo de quantificar e identificar o perfil econômico dos casos, e, principalmente, ter um mapeamento que possa direcionar a elaboração de políticas públicas para o atendimento de pessoas com TEA.
Atualmente, no Brasil, não existem estudos sobre o TEA, sendo utilizados os dados de estudos realizados pelo CDC dos EUA, o que reforça a importância de um projeto de lei que autoriza a criação de um censo no município para que o poder público tenha um diagnóstico com dados fidedignos à realidade de Tubarão.
O Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América, divulgou documento que demonstra o quadro evolutivo nos EUA: Em 2004, 1 (uma) em cada 166 (cento e sessenta e seis) pessoas tinham TEA. Já em 2012, 1 (uma) em cada 88 (oitenta e oito) pessoas tinham TEA. Em 2018, 1 (uma) em casa 59 (cinquenta e nove) pessoas tinham TEA, e em 2020, 1 (uma) em cada 54 (cinquenta e quatro) pessoas são diagnosticadas com TEA.
Quando observamos o quadro evolutivo mundial de pessoas portadoras de Transtorno Espectro Autista (TEA), reconhecemos que trata-se de algo complexo que, apesar de muitos avanços por meio de pesquisas e descobertas, ainda necessita de muitas respostas.
Analisando os dados dos estudos recentes e em conversa com a Presidente da AMA-SUL (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Tubarão e Região SUl), Manoela Crescencio Pereira, compreendemos a importância de um Censo para termos indicadores que contribuam para ações mais assertivas, pois o conhecimento do número de pessoas diagnosticadas com TEA é fundamental para obtermos informações reais sobre a quantidade de casos e fatores importantes para ações mais direcionadas.