Em 2020, quando conquistamos a implantação da Casa da Mulher Brasileira em nossa cidade, iniciamos uma busca por parcerias que pudessem contribuir, ainda mais, com mulheres em vulnerabilidade.
Em nossa busca, aproveitamos uma oportunidade e sensibilizamos o IFSC para a viabilização de cursos profissionalizantes para mulheres. A intenção é agregar os cursos junto ao projeto da Casa da Mulher Brasileira, através de atividades que serão realizadas em parceria com a Prefeitura de Tubarão.
A nossa solicitação junto ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi atendida por um projeto aprovado pelos Câmpus Tubarão e Criciúma junto à Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. O projeto faz parte do Programa Nacional Qualifica Mulher e atenderá 490 mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica na região sul de Santa Catarina, em especial em duas microrregiões, sendo a de Tubarão/SC e de Criciúma/SC. O assunto já estava sendo debatido desde o mês de Outubro/2020 com o Diretor Geral do Câmpus de Tubarão, Henri Carlo Belan.
Esta iniciativa, além de contribuir com a Casa da Mulher Brasileira, permitirá a inserção sociocultural e no mercado de trabalho agregando formação nas áreas de Geração de renda, tecnologia e valorização do trabalho feminino, Empreendedorismo, Inclusão Digital, Instalações Elétricas Residenciais, Alfabetização e Letramento entre outros. Além dos cursos, as mulheres também receberão um valor para ajudar no processo da capacitação.
As inscrições serão realizadas em breve e as aulas estão previstas para iniciarem no mês de agosto. Mais detalhes do projeto podem ser encontrados em: https://www.ifsc.edu.br/qualifica-mulher.