• NOSSA HISTÓRIA SE CONECTA A FERROVIA

NOSSA HISTÓRIA SE CONECTA A FERROVIA

Tuesday, October 24, 2023 | Luciane Tokarski

NOSSA HISTÓRIA SE CONECTA A FERROVIA THEREZA CRISTINA

Em atividade no município de Tubarão, desde 1º de setembro de 1884, a Ferrovia Dona Thereza Christina (FDTC), continua fomentando o desenvolvimento regional. Mesmo passando por vários problemas em seu início, a Ferrovia, uma das mais antigas do país, foi e continua sendo um importante fator de desenvolvimento econômico e social da região Sul Catarinense. Um bom exemplo é a expansão do bairro Oficinas, em Tubarão, que se deu, somente, pela implantação da estrutura da Ferrovia na Cidade Azul, em 1906.

Quando os ingleses implantaram a ferrovia construíram em Imbituba as oficinas para manutenção das locomotivas e dos vagões. No entanto, a transferência das oficinas à Cidade Azul foi necessária, pois a locomotiva a vapor precisava de manutenções frequentes que não deveriam esperar até o final da viagem. Tubarão ficava no meio do caminho, então foi construído o Pátio da Oficina Central. A partir de então começou-se a desenvolver o bairro de Oficinas ”.

Mas é claro, que sua relevância não deu-se apenas ao transporte de carga, destacando-se também, de forma significativa no transporte de passageiros. Assim, o desenvolvimento pelos trilhos, define a importância da Ferrovia para nossa cidade e nosso estado. Pois, junto com o primeiro apito da Maria-Fumaça, pertencente a The Donna Thereza Christina Railway Company Limited, em 1º de setembro de 1884, toda região sul de Santa Catarina começou a trilhar os caminhos do desenvolvimento. A inauguração da Estrada de Ferro aconteceu em Tubarão e o nome, Tereza Cristina, foi uma homenagem à esposa do então imperador D. Pedro II.

E nos últimos anos, mais um atrativo ganhou espaço e novamente volta a impactar positivamente a economia e o desenvolvimento regional, através do Turismo Ferroviário. São os tradicionais passeios de trem que oferecem viagens charmosas a bordo de locomotivas centenárias que permitem visitar patrimônios históricos e culturais de nossa região. As viagens refazem o trajeto das antigas locomotivas de carga e de passageiros; são diferentes itinerários e em todos, há uma riqueza imensurável de informações históricas e culturais, as quais podem ser revividas em cada passeio de trem. Uma experiência nostálgica, emocionante e enriquecedora no conhecimento e informação cultural. O Passeio de Trem está resgatando uma tradição milenar do transporte ferroviário, valorizando nossa região e enaltecendo as belezas naturais, fomentando o turismo e impulsionando a economia local. É a Ferrovia, mais uma vez fazendo parte de nossa história, e agora, contando, a nossa história.

 

UM LEGADO TORNANDO-SE LEI

Na sessão de ontem (23/10/23) apresentei na Câmara de Vereadores de Tubarão, o Projeto de Lei 146/2023 que instituí o dia 01 de setembro como “Dia Municipal do Turismo Ferroviário”, fazendo referência a primeira ferrovia de Santa Catarina, e resgatando, assim, o valor histórico, cultural, econômico e social que este feito, trouxe para nossa cidade e região. Ainda, neste contexto, apresentei o Projeto de Lei nº 147/2023 que declara como patrimônio Imaterial, Cultural e Intangível do Município de Tubarão o “Passeio de trem” realizado periodicamente no município de Tubarão, pelo Museu Ferroviário, através da malha ferroviária localizada em nossa cidade.

Além da fundamentação apresentada inicialmente, eu trago nestes projetos, a ideia e o anseio, daqueles que dedicaram seu ofício e profissão, à Ferrovia Dona Tereza Cristina (FDTC), ao Museu Ferroviário e à Sociedade Amigos da Locomotiva a Vapor (SALV). Pessoas que incansavelmente, mantém viva a memória ferroviária de nosso município. Os quais voluntariamente, em sua maioria, fundaram uma sociedade sem fins lucrativos, para preservar esse rico patrimônio cultural. Aqui tenho privilégio de representa-los, e promover este tão merecido reconhecimento, por dedicarem suas vidas sob os trilhos. Os números atuais, deflagram, como este comprometimento, tem alcançado um grande público; sendo que, no ano de 2022 foram realizados 23 passeios de trem, em nosso município, totalizando 6.134 passageiros transportados e mais de 4 mil visitas ao acervo de locomotivas a vapor. Agora em 2023, chegaremos em dezembro, com 47 passeios realizados totalizando um saldo de 11 mil passageiros e em torno de 5 mil visitas ao acervo ferroviário. E a nossa história sendo revivida, contado e sentida, através deste rico acervo cultural do município de Tubarão.

Seguimos acompanhando o andamento destes projetos, na Casa Legislativa, para mantê-los informados; na expectativa, de tão logo, entregarmos estas Leis promulgadas ou sancionadas, para nossa sociedade. Galgando assim, um passo, importante e inicial, para declararmos o Passeio de Trem, como Patrimônio Imaterial, Cultural e Intangível do Município de Tubarão, reconhecendo através deste ato, que nossa história e cultural, são contadas e revividas em cada novo passeio. Somando-se ao reconhecimento do dia 01 de setembro como “Dia Municipal do Turismo Ferroviário”, impulsionando o turismo local e regional, através dos Passeios de Trem, das Visitas ao Museu Ferroviário e riqueza histórica de nossa malha ferroviária.

Nossa fundamentação foi baseada nos dados da Ferrovia Tereza Cristina (https://www.ftc.com.br/detalhe/498) https://www.ftc.com.br/detalhe/498 e no relato de servidores do Museu Ferroviário e voluntários da SALV.

Mais Sugestões
Compromisso
Logotipo Luciane Tokasrki

- Luciane Tokasrki -
Rua Doutor Otto Feuerschuett, 420 | Vila Moema
Câmara de Vereadores de Tubarão
88.705-020 | Tubarão | SC
contato@lucianetokarski.com.br
(48) 3621-0926
(48) 99672-1010

© 2019 Copyright Luciane Tokasrki - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Luciane Tokasrki
Todos os direitos reservados
KleinCode | politicoweb.com.br