Apresentamos recentemente, um requerimento endereçado para a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNAT), para conhecermos as ações que estão planejadas para este ano (2023), no sentido de proteger e cuidar dos animais de rua. O município de Tubarão, realizou nos últimos anos, diversas ações importantes, como por exemplo os mutirões de castração e chipagem de cães e gatos. Essas ações precisam de continuidade e ampliação de sua abrangência, inclusão de outros níveis de serviços e cuidados.
Este tema tem nos causado preocupação, pois há alguns meses recebemos informações sobre a presença de animas na rua, em diferentes pontos da cidade, envolvendo situações de abandono, animais machucados, e diversas outras queixas. No entanto, percebeu-se que essas ocorrências, vêm surgindo a cada dia mais, e na semana passada, nos informaram da situação de alguns animais na Praça do Avião.
Assim, cumprindo nosso papel no Poder Legislativo, solicitamos ao Executivo, algumas informações sobre o problema, pois, desejamos conhecer quais cuidados estão sendo adotados, para controle da situação; bem como, quais as ações estão planejadas para o presente ano, assim espera-se poder informar a sociedade das condutas e cuidados do poder público municipal, referente a esta situação.
Em geral, os animais que estão na rua, não recebem os devidos cuidados que necessitam, como alimentação, hidratação, vacinas, tratamentos para doenças ou mesmo cuidado com seus ferimentos; e ainda, por não serem castrados, resultam no aumento da população de animais de rua, ampliando o ciclo do problema. Entende-se, ser de suma relevância cuidarmos dos animais que estão na rua; mantermos os espaços públicos seguros para uso da sociedade; promover o efetivo controle de zoonoses e dar atenção especial ao controle na proliferação de animais de rua.
Percebe-se que o assunto é complexo, e envolve diferentes frentes de atuação da sociedade civil, do poder público e de parcerias com a iniciativa privada. Assim, após conhecermos as ações planejadas pelo poder público municipal, estaremos buscando maneiras de auxilia-los e ainda de ampliarmos a rede de cuidado e proteção para nossos animais, beneficiando toda a sociedade.