Promulgação da Lei que dispõe sobre ações para qualidade de vida de portadores de Fibromialgia
Tuesday, September 21, 2021 | Luciane Tokarski
Nesta terça-feira, 21, foi promulgada a Lei que assegura aos portadores de Fibromialgia a inclusão em programas e projetos existentes, ou, que venham a ser criados, para atendimento médico especializado, psicológico, dentre outros, que possam oferecer a eles mais qualidade de vida, além de garantir atendimento preferencial às pessoas com Fibromialgias em filas já destinadas às pessoas com deficiência.
A iniciativa do Projeto de Lei que originou a lei partiu de uma demanda trazida por parte da população municipal que é acometida pela fibromialgia, e após conversas e visitas em ambulatórios que tratam especificamente do caso, o projeto foi elaborado com o objetivo de assegurar direitos imprescindíveis para maior qualidade de vida aos portadores da FM, e também, promover maiores esclarecimentos sobre a doença, sintomas e tratamentos, visando minimizar o sofrimento dessas pessoas.
A fibromialgia, apesar de ser uma doença que compromete a qualidade de vida de quase 5% da população mundial, ainda é um mistério que a medicina busca desvendar, sendo descrita como uma síndrome musculoesquelética caracterizada por dor crônica generalizada, relacionada frequentemente à distúrbios do sono, fadiga, ansiedade, depressão, sensibilidade, rigidez articular, distúrbios cognitivos, dormência, intestino e bexiga irritável, além de muitos pacientes relatarem de alterações de concentração e memória.
Alguns estudos recentes indicam que a fibromialgia é a realidade de 2 a 22% da população mundial, afetando mais mulheres do que homens. No Brasil, cerca de 2,5 a 4,4% da população é afetada pela doença, sendo a segunda maior causa de doença reumatológica depois da osteoartrose.
Existem diversos medicamentos para combater a fibromialgia, mas cada paciente tem suas necessidades específicas, além da maioria dos portadores relatarem a demora de ter um diagnóstico, justamente por ser algo não tão esclarecido pela medicina.
É importante lembrar que o tratamento da fibromialgia é multidisciplinar, e por meio dos cuidados terapêuticos, atendimento médico especializado e adequado, com a colaboração do próprio paciente, a doença pode ser controlada e a pessoa ter mais qualidade de vida, por isso, buscamos e celebramos esta conquista que certamente fará diferença na vida de tantas pessoas que sofrem com a fibromialgia em nossa cidade.