Requerimento sobre salários dos gestores públicos
Monday, May 8, 2023 | Luciane Tokarski
Na sessão de hoje, (08/05/2023) apresentei um requerimento ao Prefeito interino Gelson José Bento, solicitando que os salários do Prefeito, Joares Carlos Ponticelli e do Vice Prefeito, Caio César Tokarski passem a ser depositados em juízo, pelo prazo que perdurar os respectivos afastamentos de seus mandatos. Deste modo, os agentes políticos citados, deixarão de receber suas remunerações diretamente em suas contas pessoais, mas os depósitos serão realizados diretamente em juízo; e somente poderão acessar mediante decisão judicial condicionada ao desdobramento das investigações em curso, na Operação Mensageiro.
Os gestores públicos encontram-se afastados da Prefeitura Municipal, por determinação judicial, desde o dia 14 de fevereiro deste ano, quando foram presos preventivamente, durante a terceira fase da operação Mensageiro, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A operação investiga irregularidades na contratação de empresas de coleta de lixo em diversas cidades de Santa Catarina. Assim, obsrvando-se o avançar do período de afastamento, por decisão judicial, identificou-se ser relevante proteger o patrimônio público, concedendo uma resposta aso pedidos populares, que foram imputados.
Esse pedido dará uma resposta rápida a nossa população, considerando que outras medidas estão sendo adotadas, para auxiliar nos trâmites legais e processuais; no enteanto, elas requerem maior tempo para apresentar um desfecho. Assim, espera-se pelos meios legais, conceder cada vez mais transparência ao desenrolar dos fatos, respeitando as demandas da sociedade e acompanhando as decisões judiciais.