Realizamos na tarde desta quarta-feira, 6, a primeira Roda de Conversa promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Vereadores de Tubarão, cuja temática foi a Saúde da Mulher - Conscientizar e Prevenir.
Entendemos que a conscientização também é uma forma de prevenir, e alguns cuidados simples podem e devem ser tomados não só em outubro, mas sim, adotados como uma prática constante, pois o autocuidado, conscientizar, prevenir, inspirar, informar e unir forças é fundamental no enfrentamento ao câncer.
O evento aconteceu no plenário da Câmara e contou com a participação de profissionais de diversas áreas relacionadas à saúde, autoridades e representantes de entidades para esta roda de conversa em referência ao Outubro Rosa.
Cada uma das mulheres convidadas puderam fazer uso da tribuna para despertar os participantes e a população tubaronense sobre a importância dos cuidados, exames preventivos e o diagnóstico precoce.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a Incidência estimada conforme a localização primária do tumor e sexo em 2020 é de 66.280 novos casos de Mama Feminina, atingindo 29,7% dos casos, o que nos faz perceber o quanto precisamos trabalhar para combater esta doença.
Acreditamos que ações como essas, de diálogo entre as profissionais da Saúde, Grupos de Apoio que atuam na área e pessoas que enfrentaram a doença é imprescindível para levarmos informação às pessoas, conscientizar a população e elaborarmos políticas públicas que sejam eficazes no enfrentamento ao câncer e apoio às mulheres que são acometidas por ele.
Nossa gratidão a todos que contribuíram para a realização e sucesso desta nossa primeira Roda de Conversa, e o nosso carinho e abraço aos que estiveram conosco virtualmente.
Juntas somos mais fortes!
Um grande abraço, Luciane Tokarski.