A Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, desde 2014, organiza nacionalmente a campanha Setembro Amarelo. O dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece anualmente durante todo o mês de setembro.
Anualmente, mais de 13 mil suicídios são registrados no Brasil, somando mais de 1 milhão de casos mundiais, sendo uma crescente triste e notória, principalmente entre os jovens.
A estimativa é que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados aos transtornos mentais, primeiramente a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.
No intuito de reduzir e prevenir os casos, a campanha Setembro Amarelo vem tomando proporções cada vez maiores, e hoje tem sido trabalhada em todo Brasil.
Valorizar a vida é saber ouvir sem julgamentos e se colocar à disposição para ajudar o outro. Que possamos ter ouvidos sensíveis para amarmos o próximo sem impedimentos!
E você que precisa de ajuda hoje, você pode discar 188 para o CVV (Centro de Valorização a Vida) ou até mesmo ir até os serviços de saúde da sua região para receber auxílio e ser ouvido.
Pedir ajuda pode ser o ato mais corajoso a se fazer. Nunca se esqueça: Sua vida é muito valiosa!