Solicitamos a implantação do Centro de Referência da Mulher em Tubarão
Wednesday, August 25, 2021 | Luciane Tokarski
Após o primeiro seminário "Não se Cale", em referência ao combate à violência contra a mulher, realizado no último dia 18, solicitamos, em sessão ordinária nesta segunda-feira, dia 23, informações sobre a possibilidade da implantação de um Centro de Referência da Mulher (CRAM), em Tubarão.
A solicitação surgiu de uma sugestão da própria Maria da Penha em sua participação no Seminário, quando falou sobre a Unidade Básica de Saúde ser o primeiro local em que a mulher, vítima de violência, busca cuidar dos seus ferimentos, sendo necessário a existência de um atendimento apropriado para os casos de violência doméstica que chegam nesses locais.
O Centro de Referência da Mulher (CRAM) é uma política pública prevista na lei Maria da Penha, devendo existir dentro de uma Unidade Básica de Saúde. Trata-se de um espaço destinado ao acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social, além de orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.